[AVISO]



-
Globalização e suas Consequências
- Ano Internacional da Biodiversidade
______________________________________________

BM Conta: Quem foi Conselheiro Crispiniano ?

domingo, 7 de março de 2010


O ilustre João Crispiniano Soares - o Conselheiro Crispiniano - nasceu no dia 24 de julho de 1809, em Guarulhos. Ele era filho do major José Soares de Camargo e de Inês Joaquina de Oliveira, mulher guerreira e de extrema beleza.
Ninguém sabe ao certo descrever os traços físicos de Crispiniano quando criança, porém ele possuía uma graça como ninguém. Sua infância não lhe proporcionou boas lembranças, já que passou por dificuldades financeiras. Ao mudar-se para São Paulo, ele fixou residência na rua do Carmo (no centro da cidade).
Na capital, Crispiniano entrou para a Academia de Direito. Para custear seus estudos, ele trabalhava como porteiro no Conselho Geral da Província e, mais tarde, exerceu o mesmo ofício na Secretaria do Governo. Ao término do terceiro ano, o diretor da Academia, general José Arouche, concedeu a ele um prêmio de honra pelos conhecimentos que havia obtido por meio de sua dedicação (na época ele tinha 24 anos). Depois de formado, o ilustre personagem avançou para o cargo de procurador fiscal da Fazenda e, logo após a colação de grau, inscreveu-se no curso de doutorado, no qual obteve aprovação. Na sequência, o advogado passou a dar aulas como professor substituindo, inclusive na escola onde havia estudado.
Crispiniano foi um homen de sorte e, após dois anos de sua formação, tornou-se deputado provincial no Mato Grosso e, posteriormente, deputado geral. Em sua 13ª legislatura, o advogado já representava São Paulo no Parlamento do Império. Além disso, ele foi nomeado presidente de Minas Gerais pelo imperador do Brasil.
Um homen alto, cabelos negros, bigodes raspados e sonbrancelhas pretas. Assim era João Crispiniano Soares, um vencedor cujas palavras e ideais queriam mudar o mundo, siperando as dificuldades impostas pela vida sempre com bom humor e compreensão. Ele faleceu no dia 15 de agosto de 1876. 

0 comentários: